quinta-feira, 2 de maio de 2024

Coliseu ... em Roma!

O nosso apartamento ficava a 20 minutos desta imponente construção! Toda a zona conta a história de um povo e nós fomos conhecer!

A construção do Anfiteatro Flávio, mais conhecido como Coliseu, começou por volta do ano 71 d.C. no reinado do Imperador Vespasiano. O Coliseu foi construído em um vale, depois da drenagem de um pequeno lago que o Imperador Nero usava para a Domus Aurea, entre as colinas do Palatino, Esquilino e Célio. O imperador Tito inaugurou o Coliseu no ano 80, porém só terminou os trabalhos que incluíam o último andar dois anos mais tarde.

O Coliseu tornou-se o maior anfiteatro romano, com uma estrutura elíptica de 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e 57 metros de altura. Construído com tijolos e revestido de mármore travertino, foi dividido em cinco níveis e havia capacidade para mais de 50.000 pessoas. As suas áreas eram definidas de acordo com a classe social, quanto mais perto da arena, mais elevado era o nível a que pertenciam.

(foto do meu filho)

No século XIX, foram realizados trabalhos de instalação e remodelação no Coliseu, e embora tenha sofrido ataques durante Segunda Guerra Mundial, este majestoso e imponente monumento se tornou um bem cultural da cidade e do mundo, sobrevivendo ao tempo e às guerras. (Google)

Trouxe alguns olhares da zona envolvente:

Hoje... regressamos a Portugal 🇵🇹

Roma é uma cidade com edifícios imponentes e uma arquitetura de tirar o fôlego! As esculturas enchem o nosso olhar de beleza... mas:

_ havia muito lixo nas ruas; alguns autocarros e eléctricos estavam muito sujos e "pixados"; havia tapumes por causa das obras que cobriam o esplendor arquitetónico e... muita gente!

Roma... fica no 💜 mas não o desejo de regressar!

Desta viagem a Itália... e em jeito de balanço:

gostei de Milão, onde pernoitámos e vimos recantos interessantes... fiquei encantada com Verona, onde passámos uma manhã e visitámos a casa da Julieta... adorei Veneza, as ilhas que visitámos, apesar das inúmeras vezes que galguei os degraus de tantas pontes venezianas... passámos por Florença num dia de chuva e vimos uma cidade em obras, num verdadeiro caos!... adorei Pisa, uma cidade muito tranquila... fizemos um cruzeiro às ilhas Cinque Terre, durante oito horas e fomos bem felizes... em Roma, o Vaticano foi uma bela surpresa!

Foi a primeira vez que visitei Itália! Nunca tinha pensado na possibilidade de conhecer... mas, os rapazes convidaram-me a viajar com eles por terras italianas!

Foi um pouco duro pois eles caminham imenso! Usámos um passe que nos permitiu a deslocação entre localidades de comboio!

Quando me senti mais cansada, usámos o autocarro para regressar aos apartamentos!

Os apartamentos que alugámos corresponderam às expectativas e o de Pisa, superou as mesmas!

Agora... fazer planos para conhecer alguns recantos do sul italiano!!! 🇮🇹

1. Roma é maravilhosa e por lá, obrigatoriamente, caminhar é preciso! Boa continuação de passeios! beijos, chica

2. Não fui a Roma. Mas gostei qb de Florença onde comprei papel de carta bonito e me ofereceram um tinteiro com caneta de aparo que conservo (a tinta já secou). As cinque terre são uma maravilha, partimos no primeiro comboio e chegámos no último. Só no museu (Uffizi) gastámos um dia. E ouvir os cânticos gregorianos dos Monges na capela no alto de um monte que já não sei qual é, foi uma maravilha. Ou assistir ao ensaio de um concerto de órgão numa igreja onde deixámos uma vela e que tinha perto um poema que copiei. Tanta coisa guardei.
    Também gostei de Verona, do coliseu, da falsa janela de Julieta que não quis visitar, da beleza dos pátios e das cores dos edifícios. De comer calzones sentada no degrau de uma igreja.
    Gostei de tudo o que vi: Pisa, Ravena, Pádua, Mântua, San Gimignano, Saló, os lagos interiores e o Garda a que demos a volta completa, a paisagem com caminhos de ciprestes e girassóis, nós a apanharmos mirtilos à beira dos caminhos. Se um Deus existe eu lhe sou infinitamente grata - não cesso de Lhe agradecer os delineados caminhos e a companhia que tive em Itália. Em Itália fui feliz, sei-o hoje como então. Houve e é provável que venham ainda a existir outras viagens, mas não como aquelas. Nunca esquecerei a Praça de S. Marcus quase deserta na tardinha, a música que soava vinda de restaurantes onde se degustava à luz da vela; a beleza das ilhas ao longe, aquele funeral que seguimos com o olhar, enquanto as paralelas gaivotas, já de pijama posto, ninavam a noitinha; escurecida, a Ponte dos Suspiros parecia ecoar os ais dos condenados que ali passaram penando o último caminho. Lá em cima, os cavalos de Alexandre à desfilada configuravam a queda no meio da praça, tal o vigor da cavalgada. E aquele relógio como outro não há.
    Os melhores gelados nas melhores casas e nas outras, que todos são bons. E já muito escrevi sobre. Oxalá tenha gostado do que viu. Itália dá-nos a sensação de que fica sempre muito por ver. Peço desculpa, divaguei.
    Um abraço, Gracinha.

3. Conheci o Coliseu e vários outros locais históricos de Roma. Mas não gostei. Achei uma cidade suja e com trânsito mal educado. Mas valeu muita minha viagem. Beijo,