Em frente à Junta de Freguesia da Foz, na Rua de Corte Real, antiga Rua da Ervilha, encontramos um espaço público cuja entrada ostenta um arco em pedra com a seguinte legenda: Lavadouro da Ervilha.
Para além dos lavadouros cobertos, realça-se a Fonte da Ervilha constituída por um pequeno tanque onde assenta o espaldar no qual se destaca um fundo de belos azulejos e, ao centro, a bica da fonte.
As traseiras do espaldar servem de encosto de um banco em pedra. Nas costas do espaldar está inscrito: Fonte da Ervilha – CMP – ÁGUAS – 1943.
A data inscrita corresponde ao ano da sua instalação, embora uma boa parte da atual fonte, lajeado e tanque, tenha sido construída em com pedras mais antigas de origem desconhecida, eventualmente de uma fonte que terá existido mais próximo do monte da Ervilha.
J. Bahia Júnior refere o Marco fontanário (e chafariz) do Mercado que, pelas análises microbiológicas realizadas entre 1904 e 1907, era abastecido com água de má qualidade. (Google)
... e eu, que passo aqui inúmeras vezes, só conheci este espaço... um dia destes:
Aqui ao lado... o famoso Mercado da Foz:
Bons momentos passamos nós a olhar as suas fotos, Gracinha.
ResponderEliminarBoa noite
Boa noite Gracinha, apaixonei-me pelo lugar e pelos céus das fotos. Tudo tão lindo, principalmente aquela fonte sozinha com o céu lindo! Que romântica! Era um sonho ter uma quando consrtuí minha casa!
ResponderEliminarInteressante como as vezes deixamos passar lugares fantásticos como este Gracinha, que sua curiosidade despertou e trouxe belos olhares e historias.
ResponderEliminarGrato pela partilha.
Bjs e paz amiga no feliz fim de semana.
Belas fotos.
ResponderEliminarMuitas vezes passamos e nem damos conta...
Abraço, bom fim de semana :)
Hermoso lugar...lindo día
ResponderEliminar